Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a Libras (língua brasileira
de sinais), pode auxiliar no ensino-aprendizagem do aluno surdo nas aulas de geografia.
Como metodologia foram utilizadas pesquisa bibliográfica, de campo e como instrumentos
para coleta de dados um questionário com o aluno surdo. Para a fundamentação da pesquisa
foram usados autores como Gesser (2012), Goldfeld (2002) e Machado (2008). A discussão
acerca da temática nos mostra que a Libras além de uma ferramenta poderosa no ensino
também é um fator muito relevante no processo inclusivo do surdo na escola regular nas aulas
de geografia. Como resultado da presente pesquisa constatamos que a Libras se mostra uma
grande aliada do ensino geográfico em sala de aula. Auxiliando o aluno surdo na compreensão
das aulas. Tendo um papel fundamental no ensino-aprendizagem do surdo nas aulas de
componente curricular geografia.
Descrição:
SANTOS, J. V. dos. Um olhar sobre o ensino-aprendizagem do aluno surdo através das libras no ensino de geografia. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.