Resumo:
Como sabemos, a leitura na Educação de Jovens e Adultos é uma tarefa difícil no processo de
ensino-aprendizagem, porque alguns alunos apresentam dificuldades. Desse modo, cabe ao
docente incentivá-los para que haja uma boa aprendizagem sobre leitura, uma vez que o
processo de leitura no âmbito escolar e na vida do discente da EJA é importante. Esta
aprendizagem só é satisfatória quando o aluno sente prazer pelo que está lendo. Nessa direção
o presente artigo tem como objetivo despertar no aluno o incentivo pela leitura para seu
desenvolvimento na sociedade e convivência na comunidade. Desta forma, refletiremos sobre
a prática do letramento, que vemos como uma nova corrente no despertar do aluno leitor na
condição de ler e escrever, já que a leitura é indispensável para o leitor, através dela obtemos
informações. Nossa análise partiu do livro didático na EJA, tomamos como um referencial na
escola, e na vida do aluno, como o único suporte utilizados pelos professores na sala de aula;
que contribui e amplia seus conhecimentos para o desenvolvimento desse trabalho. Nesta
pesquisa bibliográfica utilizamos como fonte as propostas de: Kleiman (1995); Koch (2007);
Magda Soares (2009); Martins (2007) demonstrando aspectos priorizando a importância da
leitura para jovens e adultos. Pode-se concluir, a partir dos resultados obtidos, que a leitura é
de suma importância, nos dias de hoje, na formação do cidadão, pois ela favorece a reflexão
sobre a realidade, e o livro didático foi condição essencial para que esses alunos pudessem
compreender o mundo, os outros e suas próprias experiências.
Descrição:
SOUZA, A. T. de. Educação de jovens e adultos: uma reflexão a partir do livro didático. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.