UEPB - Repositório Digital

Educação de jovens e adultos: uma reflexão a partir do livro didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Antônia Targino de
dc.date.accessioned 2019-08-21T10:36:00Z
dc.date.available 2019-08-21T10:36:00Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20065
dc.description SOUZA, A. T. de. Educação de jovens e adultos: uma reflexão a partir do livro didático. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Como sabemos, a leitura na Educação de Jovens e Adultos é uma tarefa difícil no processo de ensino-aprendizagem, porque alguns alunos apresentam dificuldades. Desse modo, cabe ao docente incentivá-los para que haja uma boa aprendizagem sobre leitura, uma vez que o processo de leitura no âmbito escolar e na vida do discente da EJA é importante. Esta aprendizagem só é satisfatória quando o aluno sente prazer pelo que está lendo. Nessa direção o presente artigo tem como objetivo despertar no aluno o incentivo pela leitura para seu desenvolvimento na sociedade e convivência na comunidade. Desta forma, refletiremos sobre a prática do letramento, que vemos como uma nova corrente no despertar do aluno leitor na condição de ler e escrever, já que a leitura é indispensável para o leitor, através dela obtemos informações. Nossa análise partiu do livro didático na EJA, tomamos como um referencial na escola, e na vida do aluno, como o único suporte utilizados pelos professores na sala de aula; que contribui e amplia seus conhecimentos para o desenvolvimento desse trabalho. Nesta pesquisa bibliográfica utilizamos como fonte as propostas de: Kleiman (1995); Koch (2007); Magda Soares (2009); Martins (2007) demonstrando aspectos priorizando a importância da leitura para jovens e adultos. Pode-se concluir, a partir dos resultados obtidos, que a leitura é de suma importância, nos dias de hoje, na formação do cidadão, pois ela favorece a reflexão sobre a realidade, e o livro didático foi condição essencial para que esses alunos pudessem compreender o mundo, os outros e suas próprias experiências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Iara Ferreira Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: uma reflexão a partir do livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta