Resumo:
Este trabalho aborda a alienação parental, e os seus possíveis danos a aprendizagem da
criança. A pesquisa investigou a relação entre alienação parental e aprendizagem escolar,
destacando a importância da pedagogia enquanto possibilidade a minimizar o ato e os efeitos
desse fenômeno. Intencionalmente buscou-se produzir informações necessárias a prática da
prevenção e do combate a esse fenômeno que pode interferir no desenvolvimento e na
aprendizagem escolar da criança e do adolescente. A investigação foi realizada no Conselho
Tutelar do Município e no Fórum da Comarca de Guarabira PB. As informações colhidas
através dos relatos de casos estudados deixaram claro que, a alienação parental constitui um
abuso psicológico e agressivo contra a criança repercutindo negativamente em seu
aprendizado escolar. Além disso, através dos resultados do estudo, pode-se afirmar que
alienação parental dificulta o desenvolvimento da pessoa no meio social e que a pedagogia
como método de interferir positivamente na educação da criança ou adolescente em sua
aprendizagem apresenta-se enquanto condição de cuidar e lançar orientações as famílias e as
escolas.
Descrição:
SILVA, M. J. G. da. Alienação parental e aprendizagem da criança e do adolescente. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.