Resumo:
O estágio docente debruça-se sobre a necessidade de uma relação objetiva entre teoria e
prática, além de garantir um traço fundamental no processo de qualificação dos acadêmicos
para a vida profissional. Meu estágio supervisionado ocorreu no ano de 2015 na Escola Monte
Carmelo, na cidade de Campina Grande, com a supervisão do Professor José Antônio. A
prática docente foi destinada à turma do 1° do médio (EJA) do período noturno. A
metodologia partiu de: artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica;
planos de aulas, métodos didático-pedagógicos, regência de classe e avaliações. Com
características bastante heterogêneas, o alunado se mostrou bastante receptivo às indagações e
propostas de aprendizado com destaque para a forma como alguns alunos veem as aulas de
Língua Portuguesa. Eles apontam para um processo inatingível e que nunca conseguirão falar
ou escrever “corretamente”. Diante da problemática, abordamos temas relacionados à
variação linguística, influências decisivas de fatores sociopolíticos e epistemológicos e todos
os mitos que envolvem o ensino da língua materna. Nota-se que a junção gramática e texto
tem, de forma progressiva, encorpando-se e, portanto, o professor precisa definir metas
baseadas nas características e anseios dos seus alunos para garantir resultados satisfatórios.
Portanto, pensar no estágio é compreender sua relevância e vitalidade para a formação do
docente, pois é “a espinha dorsal” que encadeia todas as disciplinas do curso de licenciatura e
auxilia na resolução de eminentes problemas.
Descrição:
ARAÚJO, Francisco de Assis. Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.