UEPB - Repositório Digital

Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Francisco de Assis
dc.date.accessioned 2019-08-21T14:00:20Z
dc.date.available 2019-08-21T14:00:20Z
dc.date.issued 2015-12-09
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20073
dc.description ARAÚJO, Francisco de Assis. Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O estágio docente debruça-se sobre a necessidade de uma relação objetiva entre teoria e prática, além de garantir um traço fundamental no processo de qualificação dos acadêmicos para a vida profissional. Meu estágio supervisionado ocorreu no ano de 2015 na Escola Monte Carmelo, na cidade de Campina Grande, com a supervisão do Professor José Antônio. A prática docente foi destinada à turma do 1° do médio (EJA) do período noturno. A metodologia partiu de: artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica; planos de aulas, métodos didático-pedagógicos, regência de classe e avaliações. Com características bastante heterogêneas, o alunado se mostrou bastante receptivo às indagações e propostas de aprendizado com destaque para a forma como alguns alunos veem as aulas de Língua Portuguesa. Eles apontam para um processo inatingível e que nunca conseguirão falar ou escrever “corretamente”. Diante da problemática, abordamos temas relacionados à variação linguística, influências decisivas de fatores sociopolíticos e epistemológicos e todos os mitos que envolvem o ensino da língua materna. Nota-se que a junção gramática e texto tem, de forma progressiva, encorpando-se e, portanto, o professor precisa definir metas baseadas nas características e anseios dos seus alunos para garantir resultados satisfatórios. Portanto, pensar no estágio é compreender sua relevância e vitalidade para a formação do docente, pois é “a espinha dorsal” que encadeia todas as disciplinas do curso de licenciatura e auxilia na resolução de eminentes problemas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléa Gurjão Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.subject Teoria pt_BR
dc.subject Língua materna pt_BR
dc.title Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta