Resumo:
O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino ofertada
aqueles indivíduos que por algum motivo não concluíram o ensino da idade
adequada. Perante isso buscamos através desse estudo entender o contexto deste
programa na E.E.E.F.M Ezequiel Fernandes, localizada no município de Junco do
Seridó, estado da Paraíba. Realizamos o estudo em turmas de 6º e 7º ano, estas
inseridas na fase ou ciclo II do programa citado. A proposta do estudo apresentado
consiste em analisar os desafios enfrentados pelos discentes do programa EJA na
E.E.E.F.M Ezequiel Fernandes, buscando compreender as razões pela qual estes
evadem da escola; e também identificar as estratégias utilizadas para buscar
dinamizar as aulas. Sendo assim esta pesquisa apoia-se na geografia humanística,
utilizando como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, destacando os
aspectos que estes indivíduos tiveram que passar para se abster da educação no
período adequado para sua idade. Utilizou-se de registros fotográficos, entrevistas
para melhor entender essa conjuntura. Por fim conclui-se que aspectos sociais e
econômicos são cruciais para a evasão destas pessoas no período escolar.
Descrição:
NÓBREGA, F. M. da. Desafios enfrentados pelos discentes do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na E.E.E.F.M. Ezequiel Fernandes em Junco do Seridó-PB. 2019. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.