Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o serviço prestado pelo operador da contabilidade, conhecer a visão do empresário sobre o papel do contador no resultado, ou seja, avaliar a qualidade do serviço prestado pelo profissional de contabilidade. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e bibliográfica. Quanto a abordagem, os métodos utilizados foram quantitativa e qualitativa. O estudo serviu-se de um questionário enviado para 59 micros e pequenos empresários, localizados na cidade de Picuí/PB. Deste universo, foram devolvidos 53 questionários, sendo um percentual de 90%. As respostas obtidas revelam que mais de 70% dos entrevistados não utilizam nenhuma ferramenta gerencial para tomar decisões e que os restantes que utilizam a informação contábil preferem a DRE para analisar. Porém, um dado alarmante e preocupante observado nas respostas está relacionado ao desconhecimento, por parte de muitos empresários, é que a contabilidade pode lhes oferecer um conjunto de informações úteis e de grande valor. Estas e outras constatações integram o presente trabalho onde procuramos entender a percepção dos empresários a cerca do serviço prestado pela contabilidade, bem como, investigar o elo mais fraco entre o contador e o empresário, percebendo o aviltamento dos honorários contábeis e a satisfação do entrevistado.
Descrição:
AZEVEDO, M. E. L. A percepção dos micro e pequenos empresários acerca do serviço prestado pelo operador da contabilidade: uma análise nas micro e pequenas empresas da cidade de Picuí-PB. 2019. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]