dc.contributor.author |
Silva, Lilian Kasey da |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-21T18:49:39Z |
|
dc.date.available |
2019-08-21T18:49:39Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.117 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20084 |
|
dc.description |
SILVA, L. K. da. A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É notável que a educação bilíngue no Brasil ganhou destaque nas últimas décadas, e
percebemos isso tanto no crescimento da oferta e procura dessas escolas como nas pesquisas
levantadas na área de educação bilíngue. No entanto esse destaque ainda não foi suficiente para
que o ensino seja regulamentado e fiscalizado da forma que é necessária. Percebemos que as
escolas se denominam bilíngues, mas os métodos de ensino utilizados são diferentes. Outro fato
relevante sobre o ensino bilíngue no Brasil está relacionado à formação de professores que
atendem a estas demandas, uma vez que os cursos de Licenciatura em língua inglesa ainda
apresentam lacunas na formação desses profissionais. Frente a esse cenário, nosso trabalho
realizou um estudo de caso para averiguar a inserção do bilinguismo na educação infantil
ofertado nas escolas da cidade de Guarabira/PB. Essa análise ocorreu através de discussões de
estudos já existentes na área e na aplicação de um questionário com educadores de escolas
bilíngues na cidade de Guarabira/PB, com o objetivo de averiguar como tais teorias vêm se
relacionando com a realidade encontrada em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho,
contamos com a base teórica de pesquisadores tais como Mello (2010), Megale (2005),
Grosjean (2008), Bialystok (2009), dentre outros que contribuíram com teorias e hipóteses para
o aprofundamento do tema. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ana Carolina Dias da Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo na infância |
pt_BR |
dc.subject |
língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.title |
A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |