UEPB - Repositório Digital

A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lilian Kasey da
dc.date.accessioned 2019-08-21T18:49:39Z
dc.date.available 2019-08-21T18:49:39Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 370.117
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20084
dc.description SILVA, L. K. da. A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract É notável que a educação bilíngue no Brasil ganhou destaque nas últimas décadas, e percebemos isso tanto no crescimento da oferta e procura dessas escolas como nas pesquisas levantadas na área de educação bilíngue. No entanto esse destaque ainda não foi suficiente para que o ensino seja regulamentado e fiscalizado da forma que é necessária. Percebemos que as escolas se denominam bilíngues, mas os métodos de ensino utilizados são diferentes. Outro fato relevante sobre o ensino bilíngue no Brasil está relacionado à formação de professores que atendem a estas demandas, uma vez que os cursos de Licenciatura em língua inglesa ainda apresentam lacunas na formação desses profissionais. Frente a esse cenário, nosso trabalho realizou um estudo de caso para averiguar a inserção do bilinguismo na educação infantil ofertado nas escolas da cidade de Guarabira/PB. Essa análise ocorreu através de discussões de estudos já existentes na área e na aplicação de um questionário com educadores de escolas bilíngues na cidade de Guarabira/PB, com o objetivo de averiguar como tais teorias vêm se relacionando com a realidade encontrada em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos com a base teórica de pesquisadores tais como Mello (2010), Megale (2005), Grosjean (2008), Bialystok (2009), dentre outros que contribuíram com teorias e hipóteses para o aprofundamento do tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Carolina Dias da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Bilinguismo na infância pt_BR
dc.subject língua inglesa - ensino pt_BR
dc.title A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta