Resumo:
É notável que a educação bilíngue no Brasil ganhou destaque nas últimas décadas, e
percebemos isso tanto no crescimento da oferta e procura dessas escolas como nas pesquisas
levantadas na área de educação bilíngue. No entanto esse destaque ainda não foi suficiente para
que o ensino seja regulamentado e fiscalizado da forma que é necessária. Percebemos que as
escolas se denominam bilíngues, mas os métodos de ensino utilizados são diferentes. Outro fato
relevante sobre o ensino bilíngue no Brasil está relacionado à formação de professores que
atendem a estas demandas, uma vez que os cursos de Licenciatura em língua inglesa ainda
apresentam lacunas na formação desses profissionais. Frente a esse cenário, nosso trabalho
realizou um estudo de caso para averiguar a inserção do bilinguismo na educação infantil
ofertado nas escolas da cidade de Guarabira/PB. Essa análise ocorreu através de discussões de
estudos já existentes na área e na aplicação de um questionário com educadores de escolas
bilíngues na cidade de Guarabira/PB, com o objetivo de averiguar como tais teorias vêm se
relacionando com a realidade encontrada em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho,
contamos com a base teórica de pesquisadores tais como Mello (2010), Megale (2005),
Grosjean (2008), Bialystok (2009), dentre outros que contribuíram com teorias e hipóteses para
o aprofundamento do tema.
Descrição:
SILVA, L. K. da. A inserção do bilinguismo na educação: um estudo de caso sobre o ensino bilíngue na cidade Guarabira - PB. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.