dc.contributor.author |
Macêdo, Douglas Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-22T12:19:48Z |
|
dc.date.available |
2019-08-22T12:19:48Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 657 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20106 |
|
dc.description |
MACÊDO, D. P. de. Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública. 2019. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho é analisar e comparar o conhecimento sobre educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa tem característica descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Foram analisados questionários respondidos por estudantes de uma instituição de ensino superior pública da cidade de Campina Grande – PB, atingindo uma satisfatória representação de 20,47% em um universo de 508 alunos matriculados na referida instituição. Os alunos foram divididos em dois grupos, novatos e veteranos. Os novatos consistem em alunos que estão cursando desde o 1º Período ao 5º Período (início até a metade da grade curricular), e o grupo denominado veteranos são os alunos do 6º Período ao 9º Período (que estão cursando da metade até o último ano) do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram analisados em três etapas, onde a primeira etapa consistiu na análise das características dos respondentes, a segunda etapa foi analisada o desempenho dos alunos acerca de questões específicas sobre tributos e educação fiscal e a terceira e última etapa foi feita a análise do conhecimento que os alunos têm acerca da educação fiscal por meio de uma escala do tipo Likert. A primeira e segunda etapa foram analisadas por meio de percentuais simples acerca das características dos respondentes e o número de acertos respectivamente. Na terceira, etapa foi realizado o teste de médias não paramétricas Wilcoxon-Mann-Whitney, confirmando assim que não se deve rejeitar a Hipótese nula de que as médias do conhecimento de educação fiscal dos dois grupos (novato e veterano) são iguais estatisticamente. Conclui-se então, que não há uma diferença de conhecimento e opinião entre os grupos relacionado a educação fiscal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação fiscal |
pt_BR |
dc.subject |
Tributo |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção do cliente |
pt_BR |
dc.title |
Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |