UEPB - Repositório Digital

Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macêdo, Douglas Pereira de
dc.date.accessioned 2019-08-22T12:19:48Z
dc.date.available 2019-08-22T12:19:48Z
dc.date.issued 2019-06-07
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20106
dc.description MACÊDO, D. P. de. Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública. 2019. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse trabalho é analisar e comparar o conhecimento sobre educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa tem característica descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Foram analisados questionários respondidos por estudantes de uma instituição de ensino superior pública da cidade de Campina Grande – PB, atingindo uma satisfatória representação de 20,47% em um universo de 508 alunos matriculados na referida instituição. Os alunos foram divididos em dois grupos, novatos e veteranos. Os novatos consistem em alunos que estão cursando desde o 1º Período ao 5º Período (início até a metade da grade curricular), e o grupo denominado veteranos são os alunos do 6º Período ao 9º Período (que estão cursando da metade até o último ano) do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram analisados em três etapas, onde a primeira etapa consistiu na análise das características dos respondentes, a segunda etapa foi analisada o desempenho dos alunos acerca de questões específicas sobre tributos e educação fiscal e a terceira e última etapa foi feita a análise do conhecimento que os alunos têm acerca da educação fiscal por meio de uma escala do tipo Likert. A primeira e segunda etapa foram analisadas por meio de percentuais simples acerca das características dos respondentes e o número de acertos respectivamente. Na terceira, etapa foi realizado o teste de médias não paramétricas Wilcoxon-Mann-Whitney, confirmando assim que não se deve rejeitar a Hipótese nula de que as médias do conhecimento de educação fiscal dos dois grupos (novato e veterano) são iguais estatisticamente. Conclui-se então, que não há uma diferença de conhecimento e opinião entre os grupos relacionado a educação fiscal. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Educação fiscal pt_BR
dc.subject Tributo pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Percepção do cliente pt_BR
dc.title Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta