UEPB - Repositório Digital

Indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro: uma evidência do desempenho das IES públicas e privadas que contemplam o curso de ciências contábeis no estado da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sales, Hugo Barbosa
dc.date.accessioned 2019-08-22T13:40:54Z
dc.date.available 2019-08-22T13:40:54Z
dc.date.issued 2018-06-03
dc.identifier.other CDD 378
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20120
dc.description SILVA, H. B. Indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro: uma evidência do desempenho das IES públicas e privadas que contemplam o curso de ciências contábeis no estado da Paraíba2018. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo geral apresentar um panorama da qualidade do ensino superior em contabilidade no estado da Paraíba através de uma comparação do desempenho obtido por IES (Instituições de ensino superior) públicas e privadas em indicadores de qualidade ofertados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Contabilidade). Como objetivo específico, buscou-se verificar se existe relação entre os indicadores de qualidade avaliados e as IES investigadas. A pesquisa classifica-se como descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados. A amostra constitui-se de 13 IES, sendo 10 públicas e 3 privadas. Para verificar a Teixeira Legislação e Documentos) e pela FBC (Fundação Brasileira de existência de associação entre os indicadores de qualidade analisados utilizou-se o teste de correlação de Pearson. Os resultados demonstraram uma superioridade das IES de natureza pública perante as privadas, tanto na qualidade das próprias instituições, averiguada através do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), quanto na qualidade dos cursos, verificada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, também, pelo desempenho dos discentes, observados a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e pelo índice de aprovações no segundo Exame de Suficiência Contábil do ano de 2017. Mediante análise dos resultados obtidos através do teste de correlação de Pearson, observou-se que os indicadores do INEP analisados têm correlação positiva com o índice de aprovação no ESC, com destaque para a correlação significativa e de forte intensidade existente entre o IGC e o ESC. Conclui-se que o desempenho dos discente no exame de suficiência contábil está alinhado, principalmente, com a qualidade das instituições de ensino superior, ou seja, quando maior o IGC da IES, maior a taxa de aprovação no ESC. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Indicadores de qualidade pt_BR
dc.subject Exame de suficiência pt_BR
dc.subject Ciências contábeis pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title Indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro: uma evidência do desempenho das IES públicas e privadas que contemplam o curso de ciências contábeis no estado da Paraíba pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta