Resumo:
O presente estudo tem por finalidade analisar a prática das professoras diante da possibilidade
de uma vivência mais igualitária entre os alunos, de forma a contribuir com a aplicabilidade
da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003). A referida lei torna obrigatório o ensino da história e
cultura afro-brasileira. Para tal investigação utilizamos a pesquisa qualitativa, pesquisa de
campo e o estudo de caso através de entrevistas realizadas com 3(três) professores, além
disso, realizamos uma intensa análise bibliográfica fazendo forte referências a autores como
Gomes (2012), Minayo (2009) e Munanga (2005). Podemos observar que tais profissionais
não apresentavam conhecimento acerca dos preceitos dispostos no dispositivo legal, mas que
atribuem uma certa relevância, mesmo que insuficiente, ao ensino da história e cultura afro-
brasileira. É visto que há uma carência acentuada de aprofundamento do conteúdo do
regulamento por parte dos educadores, o que interfere diretamente na abordagem em sala de
aula da temática tratada. De forma geral, percebemos falhas no sistema de ensino que vão
muito além de uma prática docente limitada, acarretando uma imensa lacuna na formação dos
educandos, ocasionando o descumprimento da lei e a perpetuação de um ensino excludente.
Descrição:
FAUSTINO, D. J. C. S. Educação étnico-racial na educação infantil: discutindo a Lei 10.639/03. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.