Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido à variação
linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente, do 1º ano do
Ensino Médio. Para tanto, tomaremos como referência os aportes teóricos de
autores como Bagno(2007), Bortoni-Ricardo(2017), Beline(2007) entre outros que
evidenciam a relação entre língua e sociedade. Quanto à metodologia essa pesquisa
apresenta cunho qualitativo e caráter descritivo-interpretativo. Entendendo que o
livro didático é um instrumento muito importante para o processo de
ensino/aprendizagem, situaremos pontos de contato e de conflito entre a Teoria
Sociolinguística e as atividades propostas acerca da variação linguística nesse
importante instrumento pedagógico. Desse modo, reconhecemos que essa pesquisa
é muito importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visam
favorecer o trabalho acerca da variação linguística no contexto escolar.
Descrição:
NUNES, T. da S. O tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.