UEPB - Repositório Digital

Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edilma Oliveira da
dc.date.accessioned 2019-08-22T17:32:35Z
dc.date.available 2019-08-22T17:32:35Z
dc.date.issued 2019-06-10
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20143
dc.description SILVA, E. O. da. Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa objetiva analisar os desafios enfrentados pelo docente em sua prática pedagógica a luz do que foi visto o componente curricular de estágio supervisionado, enquanto realidade da docência. Analisa a conexão entre a teoria e a prática e, o que impossibilita a reciprocidade entre esses dois eixos, causando sua ruptura no cotidiano docente. Orienta-se pela busca da compreensão da ação do referido profissional, de sua identidade, das crises por ele vivenciadas, da sua didática, e dos obstáculos encontrados em seu processo de ensino para a garantia da aprendizagem dos alunos. Procura-se retirar o peso da culpa do ombro dos professores analisando a situação que provoca entraves e desafios em sua complexidade. Sendo uma pesquisa do tipo etnográfico (pois a fase inicial se deu na época de inserção em campo para observação) e bibliográfica com base teórica e documental, além da realização de entrevistas. Como principais fontes de análise teórica cita-se André (1995/2006), Freire (1997/2006/2014), Rays (1996), Feuerbach (2005), Damis (1996), Marconi; Lakatos (2003), Pereira; e Martins (2002). As entrevistas foram aplicadas a quatro docentes da educação infantil e fundamental I da rede municipal de ensino. Os resultados apontam para a existência de uma dicotomia entre o que está mostra nas leis e nas teorias e o que de fato se efetiva na práxis, o que conduz a conclusão de que existem ainda muitos desafios a serem superados no exercício da docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Desafios na docência pt_BR
dc.title Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta