Resumo:
Essa pesquisa objetiva analisar os desafios enfrentados pelo docente em sua prática pedagógica
a luz do que foi visto o componente curricular de estágio supervisionado, enquanto realidade
da docência. Analisa a conexão entre a teoria e a prática e, o que impossibilita a reciprocidade
entre esses dois eixos, causando sua ruptura no cotidiano docente. Orienta-se pela busca da
compreensão da ação do referido profissional, de sua identidade, das crises por ele vivenciadas,
da sua didática, e dos obstáculos encontrados em seu processo de ensino para a garantia da
aprendizagem dos alunos. Procura-se retirar o peso da culpa do ombro dos professores
analisando a situação que provoca entraves e desafios em sua complexidade. Sendo uma
pesquisa do tipo etnográfico (pois a fase inicial se deu na época de inserção em campo para
observação) e bibliográfica com base teórica e documental, além da realização de entrevistas.
Como principais fontes de análise teórica cita-se André (1995/2006), Freire (1997/2006/2014),
Rays (1996), Feuerbach (2005), Damis (1996), Marconi; Lakatos (2003), Pereira; e Martins
(2002). As entrevistas foram aplicadas a quatro docentes da educação infantil e fundamental I
da rede municipal de ensino. Os resultados apontam para a existência de uma dicotomia entre
o que está mostra nas leis e nas teorias e o que de fato se efetiva na práxis, o que conduz a
conclusão de que existem ainda muitos desafios a serem superados no exercício da docência.
Descrição:
SILVA, E. O. da. Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.