Resumo:
Tendo em vista os baixos índices de alfabetização de crianças em idade escolar apresentados
em âmbito nacional, através de testes em larga escala monitorados pelo governo federal nos
últimos anos, o Ministério da Educação desenvolveu entre os anos de 2011 e 2012, o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o intuito de solucionar as
problemáticas relacionadas às dificuldades no desenvolvimento da leitura e da linguagem
escrita por alunos do 1º ao 3º ano do ensino Fundamental I. Tal programa foi amplamente
difundido nos estados e municípios e tornou-se o meio de atingir metas nacionais. Diante
disso, a pesquisa aqui realizada é de natureza qualitativa e quantitativa e busca analisar a
efetivação do PNAIC em duas escolas da cidade de Mari-PB. Para tal, utilizamos, como base
teórica e documental, a Lei (13.005/2014) e as Portarias (867/2012 e 826/2017). Para a
pesquisa bibliográfica foram utilizados, dentre outros, os teóricos Hoffmann (2006), Luckesi
(2008) e Luz (2013). Foram entrevistados quatro docentes da rede municipal de ensino do
referido município e a partir das entrevistas foi possível constatar que, entre os anos de 2013 e
2017, não houve resultados satisfatórios na rede municipal da referida cidade. Podemos
concluir que, o programa enquanto política pública é interessante e bem formatado, no
entanto, apresenta lacunas em sua forma de execução pelos municípios, o que vem
acarretando desafios, tais como: a disponibilização dos recursos financeiros e pedagógicos
necessários para a efetivação total do PNAIC.
Descrição:
SANTOS, L. M. dos. Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.