Resumo:
É importante relatar as dificuldades sobre a formação do Surdo em seu processo de obtenção e
renovação da carteira nacional de habilitação e as negligências que ocorrem no processo de
ensino-aprendizagem. Trata-se de um processo pedagógico que pode afetar a vida do surdo no
trânsito, como também a falta de comunicação e suporte na legislação de trânsito para com os
deficientes auditivos e surdos. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar a formação
do surdo na educação do trânsito enquanto elemento contribuinte para a produção da inclusão
social, tendo em vista aspectos positivos e negativos apresentados nas autoescolas desde o
primeiro contato com o surdo até sua formação. Trata-se de um estudo de caso do tipo
etnográfico que envolve levantamento de dados de cunho qualitativo e quantitativo, além de
pesquisa de campo com a realização de entrevistas e coleta de materiais empíricos. Usamos
como base teórica Honora; Frizanco (2009), Voivodic (2004), Sacks (1989) e as leis
10.098/00, 7.853/89, 6.949/09, 5.296/15, entre outras. Nesta última etapa foram entrevistadas
cinco pessoas, dentre elas, três surdos e duas intérpretes que participaram do processo de
formação de condutores na autoescola no município de Guarabira-PB. Os resultados apontam
que, o processo de formação investigado apresenta sérios comprometimentos nos seguintes
aspectos: comunicação, acessibilidade e inclusão. As leis existentes, não refletem os direitos
dos surdos e, portanto, a execução prática deve ser acompanhada pelos órgãos competentes
para que ocorra de fato a inclusão.
Descrição:
AMORIM, E. V. de. A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.