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A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática

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dc.contributor.author Amorim, Elisiane Vieira de
dc.date.accessioned 2019-08-22T17:33:26Z
dc.date.available 2019-08-22T17:33:26Z
dc.date.issued 2019-06-10
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20145
dc.description AMORIM, E. V. de. A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract É importante relatar as dificuldades sobre a formação do Surdo em seu processo de obtenção e renovação da carteira nacional de habilitação e as negligências que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um processo pedagógico que pode afetar a vida do surdo no trânsito, como também a falta de comunicação e suporte na legislação de trânsito para com os deficientes auditivos e surdos. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar a formação do surdo na educação do trânsito enquanto elemento contribuinte para a produção da inclusão social, tendo em vista aspectos positivos e negativos apresentados nas autoescolas desde o primeiro contato com o surdo até sua formação. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico que envolve levantamento de dados de cunho qualitativo e quantitativo, além de pesquisa de campo com a realização de entrevistas e coleta de materiais empíricos. Usamos como base teórica Honora; Frizanco (2009), Voivodic (2004), Sacks (1989) e as leis 10.098/00, 7.853/89, 6.949/09, 5.296/15, entre outras. Nesta última etapa foram entrevistadas cinco pessoas, dentre elas, três surdos e duas intérpretes que participaram do processo de formação de condutores na autoescola no município de Guarabira-PB. Os resultados apontam que, o processo de formação investigado apresenta sérios comprometimentos nos seguintes aspectos: comunicação, acessibilidade e inclusão. As leis existentes, não refletem os direitos dos surdos e, portanto, a execução prática deve ser acompanhada pelos órgãos competentes para que ocorra de fato a inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elisiane Vieira de Amorim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão do Surdo pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Surdo no trânsito pt_BR
dc.title A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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