Resumo:
Este trabalho parte do pressuposto de que um dos maiores desafios postos à formação profissional docente traz como foco de discussão e problematização propostas pedagógicas dos cursos de formação docente, que se realizam a partir dos letramentos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se manifesta a prática do letramento, com apoio do agir docente durante o Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia do PARFOR, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na modalidade participante, onde foi possível ter uma ideia do tipo de prática que se almeja nas atividades acadêmicas enquanto educadores, buscando mediar o conhecimento de maneira a promover uma aprendizagem significativa. Dos estudos teóricos, destacam-se os estudos sobre letramento e formação docente, por fim, são abordadas questões referentes a projeto de intervenção a fim de mapear o processo do Estágio Supervisionado, prática obrigatória que visa à formação do futuro professor.
Descrição:
LUCENA JUNIOR, I. S. Estágio Supervisionado e a prática de letramento na formação docente: pontuando dificuldades e apontando contribuições. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.