Resumo:
Este trabalho apresenta a experiência de um estágio na educação infantil no
curso de Pedagogia, onde se propôs a fazer uma intervenção em sala de aula
numa turma da pré-escolar utilizando-se do tema brincar. Partindo de uma
análise bibliográfica, procurou-se apontar importantes argumentos sobre e, a
partir de uma pesquisa de campo, confrontar a teoria e a prática, o discurso e a
realidade. O referido estágio se deu no período de 23 de maio a 07 de julho do
corrente ano, o qual foi permitido acompanhar a realidade escolar e contribuir
através da minha participação na regência. A intervenção desenvolvida foi sobre
“Alimentação Saudável”, tendo como objetivo conscientizar a ingestão de frutas
no cardápio particular. Este estudo se orienta nos fundamentos de Almeida e
Pimenta (2014); Kishimoto (2002) e Zabalza (2014), dentre outros. O local da
regência se deu numa creche municipal, no Município de Belém, Estado da
Paraíba. O ato de brincar é uma realidade do dia da criança e que é capaz de
exercitar a imaginação a imaginação, permitindo que ela relacione com os seus
interesses e as suas necessidades básicas, interagindo com o mundo que a
cerca.
Descrição:
CRUZ, N. V. G. da. O estágio na educação infantil: brincando, aprendendo e construindo o conhecimento com as crianças. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.