dc.contributor.author |
Araujo, Fernanda Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T10:36:35Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26T10:36:35Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 321.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190 |
|
dc.description |
ARAUJO, F. S. Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografia tem o intuito de discutir o papel da educação a partir da experiência do
Holocausto. Foi feita através de pesquisas bibliográficas, tendo como base para
fundamentação os seguintes autores: Bauman (1998), Arendt (1999), Adorno (1995),
Freire(2015), entre outros. O texto está dividido em três capítulos. O primeiro faz uma breve
contextualização acerca dos caminhos percorridos pelas duas guerras mundiais, a ascensão de
Adolf Hitler e do partido nazista. O segundo capítulo apresenta o Holocausto como produto
da modernidade, uma forma de “organização burocrática da barbárie”. O terceiro traz uma
defesa da educação como mecanismo de combate à barbárie. Com base nas ideias de Theodor
Adorno interrogamos o papel da educação como meio de inibir um novo genocídio. A ideia é
a de que a ruptura com o processo de “banalidade do mal” está fulcrada na construção da
criticidade, através da educação emancipadora como a que foi defendida por Paulo Freire.
Discutimos ainda como os docentes e discentes podem se construir rompendo as barreiras
estabelecidas pela educação autoritária por meio da compreensão histórica e ética do
Holocausto, mediada pela elaboração de pensamentos críticos, autônomos e emancipados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Estevam Dedalus Pereira de Aguiar Mendes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Holocausto |
pt_BR |
dc.subject |
Totalitarismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipação |
pt_BR |
dc.title |
Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |