UEPB - Repositório Digital

Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araujo, Fernanda Silva
dc.date.accessioned 2019-08-26T10:36:35Z
dc.date.available 2019-08-26T10:36:35Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 321.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190
dc.description ARAUJO, F. S. Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia tem o intuito de discutir o papel da educação a partir da experiência do Holocausto. Foi feita através de pesquisas bibliográficas, tendo como base para fundamentação os seguintes autores: Bauman (1998), Arendt (1999), Adorno (1995), Freire(2015), entre outros. O texto está dividido em três capítulos. O primeiro faz uma breve contextualização acerca dos caminhos percorridos pelas duas guerras mundiais, a ascensão de Adolf Hitler e do partido nazista. O segundo capítulo apresenta o Holocausto como produto da modernidade, uma forma de “organização burocrática da barbárie”. O terceiro traz uma defesa da educação como mecanismo de combate à barbárie. Com base nas ideias de Theodor Adorno interrogamos o papel da educação como meio de inibir um novo genocídio. A ideia é a de que a ruptura com o processo de “banalidade do mal” está fulcrada na construção da criticidade, através da educação emancipadora como a que foi defendida por Paulo Freire. Discutimos ainda como os docentes e discentes podem se construir rompendo as barreiras estabelecidas pela educação autoritária por meio da compreensão histórica e ética do Holocausto, mediada pela elaboração de pensamentos críticos, autônomos e emancipados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Estevam Dedalus Pereira de Aguiar Mendes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Holocausto pt_BR
dc.subject Totalitarismo pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Emancipação pt_BR
dc.title Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta