Resumo:
Esse trabalho discute práticas pedagógicas em Educação Infantil. Tem como objetivo geral: refletir sobre a ligação/distanciamento entre cuidar, educar e brincar nas situações didáticas de Educação Infantil e cuidar; e específicos: estudar orientações legais e acadêmicas sobre a relação ensino-aprendizagem na Educação Infantil e relatar experiência pedagógica desenvolvida no Estágio em Educação Infantil articulando as práticas relatadas aos direitos de aprendizagem, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC e orientações didáticas dos RCNEI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e contém relato de experiência pedagógica em Educação Infantil. Em linhas gerais, pode-se dizer que embora existam vários documentos norteadores para a Educação Infantil ainda há desconhecimento deles por parte de professores, e assim, as práticas de creches e pré-escolas não correspondem ao que dizem esses documentos. Por vezes, o brincar não é explorado em todas as suas possibilidades.
Descrição:
LUCENA, A. M. T. Brincar: elo do cuidar e educar no desenvolvimento da criança de educação infantil. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.