Resumo:
O presente trabalho discute a importância do uso de jogos e brincadeiras em turmas de Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa é relatar experiência didática desenvolvida em turmas de Educação Infantil 04 e 05 anos, vivenciando o lúdico, explorando-o por meio de jogos e brincadeiras. Como objetivos específicos, estudar orientações do MEC para o trabalho do professor de Educação Infantil e identificar pontos importantes do uso de jogos e brincadeiras para a aprendizagem infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que visa descrever e refletir problemas de sala de aula de Educação Infantil, contendo relato de experiência pedagógica. Identificou-se as brincadeiras e interações como os principais motivadores da aprendizagem das crianças, sendo que estes devem ser a ligação entre o brincar, o cuidar e educar. Devem estar presentes nas práticas de Educação Infantil para garanti os direitos e objetivos e desenvolvimento da criança.
Descrição:
SOUSA, J. A. N. Vivência com jogos e brincadeiras na educação infantil. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.