Resumo:
O presente artigo tem como objetivo geral investigar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem e realizam o trabalho com a ciências da natureza no dia a dia do seu trabalho. Identificar abordagens atuais para o ensino de Ciências e averiguar a abordagem pedagógica do livro didático de Ciências dos anos inicias na escola do campo investigada. Essa é uma pesquisa qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 06 professores de anos iniciais da escola investigada, bem como a análise do livro didático para esta etapa. Os sujeitos da pesquisa percebem a importância e a contribuição das ciências da natureza para a formação do cidadão consciente de deveres e da conservação do meio ambiente. E ainda que estudos acadêmicos e direcionamentos do MEC fazem a defesa do ensino de ciências na contribuição para a alfabetização científica do cidadão. Porém, a realidade física e pedagógica das escolas evidencia que Ciências ainda é tratada como uma matéria de segunda ordem.
Descrição:
WANDERLEY, N. L. Ensino de ciências da natureza em uma escola do campo: possibilidades e desafios. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.