Resumo:
A escola no seu contexto social, precisa em todos os seus níveis de ensino adotar
metodologias inovadoras, juntamente com o uso de recursos didáticos que estimulem o ensino
e a aprendizagem, as quais sejam compatíveis com as exigências dessa sociedade. Neste
sentido, trazendo como alternativas o uso de projetos como metodologia enriquecedora para
contribuir com o ensino-aprendizagem a serem trabalhados em sala de aula, o objetivo desta
pesquisa é refletir sobre o uso de tal concepção de ensino, mais precisamente na disciplina de
Geografia, a partir do detalhamento de práticas exitosas na Escola de Ensino Fundamental
Nossa Senhora do Rosário submetidos ao Prêmio Mestres da Educação desenvolvido pela
Secretaria de Educação da Paraíba, no intuito de valorização docente, nos anos de 2015 e
2016 e também a participação do PIBID neste processo de produção, execução e aporte ao
trabalho docente. O embasamento teórico e metodológico é de caráter participativo de cunho
qualitativo fundamentado em trabalhos realizados por estudiosos que pesquisam a temática,
com destaque para os temas que abordem a metodologia de projetos, formação inicial de
professores e práticas de ensino voltadas para o ensino da Geografia. Em síntese, como
resultados, a pedagogia de projetos pode ser um procedimento pertinente para oferecer aos
alunos aprendizagens que levem à produção do conhecimento, somados a valorização, por
meio de prêmios se mostra como importantes estímulos a pratica docente.
Descrição:
MIRANDA, M. S. S. Contribuições do Prêmio Mestres da Educação no ensino de Geografia na Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande-PB 2015/2016. 2019. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.