Resumo:
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o documento oficial - Base
Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e as
suas implicações para a construção de um currículo multicultural.
Metodologicamente num primeiro momento a partir das contribuições de (CANDAU
E MOREIRA 2002); (GOMES 2008) e (SILVA 2011) discutimos sobre as diferentes
abordagens pedagógicas que foram dadas ao multiculturalismo nos
estabelecimentos de ensino e quais as principais indagações que a diversidade
provoca na construção dos currículos que atendam as diferenças. Em seguida
examinamos mais de perto a Base Nacional (2017), através da sua estrutura
organizacional e as principais mudanças e permanências neste documento através
dos apontamentos de Jacomeli (2007) e Bittencourt (2017) que problematizam os
debates em torno da construção de um currículo comum no país desde as décadas
de 1980 e 1990. Sendo assim, observamos que a ideia de um currículo multicultural
partir da BNCC perpassaram vários debates e interesses, que ao mesmo tempo
essa temática foi reapresentada no Documento atual, porém associada aos
interesses mercadológicos.
Descrição:
OLIVEIRA, G. S. de. Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.