UEPB - Repositório Digital

Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Geilson Santos de
dc.date.accessioned 2019-08-27T12:06:07Z
dc.date.available 2019-08-27T12:06:07Z
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.other CDD 306.446
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20233
dc.description OLIVEIRA, G. S. de. Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o documento oficial - Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e as suas implicações para a construção de um currículo multicultural. Metodologicamente num primeiro momento a partir das contribuições de (CANDAU E MOREIRA 2002); (GOMES 2008) e (SILVA 2011) discutimos sobre as diferentes abordagens pedagógicas que foram dadas ao multiculturalismo nos estabelecimentos de ensino e quais as principais indagações que a diversidade provoca na construção dos currículos que atendam as diferenças. Em seguida examinamos mais de perto a Base Nacional (2017), através da sua estrutura organizacional e as principais mudanças e permanências neste documento através dos apontamentos de Jacomeli (2007) e Bittencourt (2017) que problematizam os debates em torno da construção de um currículo comum no país desde as décadas de 1980 e 1990. Sendo assim, observamos que a ideia de um currículo multicultural partir da BNCC perpassaram vários debates e interesses, que ao mesmo tempo essa temática foi reapresentada no Documento atual, porém associada aos interesses mercadológicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Currículo Multicultural pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.title Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta