Resumo:
O presente estudo visa analisar as práticas educacionais e modos de ensinar em Martinho
Lutero e João Calvino no século XVI. Compreendendo as propostas educacionais de
Martinho Lutero e João Calvino na educação do século XVI, após a culminância da Reforma
Protestante, este trabalho situa-se no campo teórico da história da educação em interface com
a história cultural, a partir dos estudos de Cambi (1999), Luzuriaga (2001), Vieira (2008),
Manacorda (2009) e Durkhein (1995). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental,
cujas fontes utilizadas foram recursos digitais, artigos e livros sobre o assunto. À vista disso,
temos a concepção que Martinho Lutero e João Calvino, a partir das suas práticas educativas e
modos de educar, influenciaram a educação do século XVI, deixando-nos um legado
considerável.
Descrição:
MAHON, F. M. D. de O. S. Práticas educativas e modos de ensinar de Martinho Lutero e João Calvino. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.