Resumo:
O presente artigo tem como objeto de estudo a finalidade de procurar compreender o Ensino de Geografia como fonte para a transformação crítica do educando, assim como a necessidade de buscar subsídios no estudo de Geografia nas séries iniciais fundamentais, partindo das dificuldades dos profissionais da área como também dos alunos em assimilar os conteúdos e a difícil compreensão. Pretende-se contribuir com a formação crítica e social dos educandos, mediando condições de experiências vividas e transferidas para a realidade cotidiana, tendo em vista uma metodologia dinâmica e atual para um melhor entendimento, identificando e compreendendo o processo de ensino aprendizagem. Portanto, entende-se que o papel do educador é de mediar o aluno em sua natureza real do conhecimento, partindo de questionamentos, observações e diálogos em sala de aula, ou seja, analisando e debatendo fatos, buscando tentativas e soluções problemáticas que surgirem nesse processo, atuando ativamente em parceria esses desafios serão transformados em aprendizagem.
Descrição:
SOUSA, C. de. As dificuldades do ensino de geografia nos dias atuais: Colégio Rita Guimarães, em Campina Grande - PB. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.