Resumo:
O marketing de relacionamento (MR) vem ocupando cada vez mais um papel importante dentro das micro e pequenas empresas (MPE’s) pois, não é difícil encontrar gestores desse tipo de empreendimento que vejam a área de marketing como algo distante de sua realidade. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o uso do marketing de relacionamento por micro e pequenas empresas na fidelização de seus clientes. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo descritivo e qualitativo a partir de uma análise do tipo interpretativa realizada com os responsáveis/ gestor de empresas do setor varejista da cidade de Santa Terezinha - PE, e uma amostragem constituída por 12 empresas. Observou-se que mais da metade dos respondentes possuem baixo ou inadequado nível de conhecimento com relação ao marketing e as oportunidades e benefícios que este pode possibilitar a empresa. E, que embora realizem o relacionamento com os clientes por meio da utilização de ligações telefônicas (83,3%) e pela interação nas redes sociais (66,7%), a maior barreira para implementação do MR são as informações insuficientes dos seus gestores. Por fim, se faz necessário que as MPE’s busquem desenvolver estratégias mais abrangentes de fidelização ao buscar por profissionais da área que possam contribuir com os conhecimentos técnicos necessários.
Descrição:
SANTANA, J. W. N. O uso do Marketing de Relacionamento por micro e pequenas empresas na fidelização de seus clientes. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.