Resumo:
O comportamento de compra dos consumidores tem sido alvo de diversos estudos, muito embora ainda existam algumas lacunas, sobretudo, referente ao consumo feminino, desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral, entender quais são as principais influências que as mães recebem no momento da compra dos produtos destinados aos filhos e definir quais atitudes foram tomadas diante da não utilização dos produtos adquiridos. A pesquisa na área de Marketing foi realizada com mães durante sua primeira gestação, no município de Patos – PB, especificamente no bairro do São Sebastião, onde foi aplicado um questionário composto de 16 questões objetivas, que por sua vez foi respondido por 46 mulheres. Os resultados apresentaram que, a maior parte das mães comprou algum produto para seu filho que por determinado motivo não utilizaram ou usaram pouco, enfatizando que apesar da renda familiar das entrevistadas não ser alta, elas não restringiram o consumo. Assim, este trabalho pode auxiliar às futuras mães a consumir de forma mais consciente através das experiências compartilhadas, evitando assim, gastos desnecessários, e principalmente contribuir de forma científica devido a carência de pesquisas dedicadas a compreensão do consumo feminino do período inicial de sua primeira gestação até o primeiro ano de vida de seu filho.
Descrição:
SANTOS, T. N. Compra excessiva de produtos por mães de primeira viagem: uma análise do comportamento de compra na primeira gestação. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.