Resumo:
Este trabalho propõe-se analisar sobre memória e patrimônio na perspectiva da
História local. Trata-se, pois, de refletir sobre o próprio conceito e importância da
memória e patrimônio para o saber histórico escolar e para a formação educativa do
alunado bem como na desenvoltura de metodologias que facilitem a prática docente
para o ensino do lugar. O objetivo geral do trabalho é discutir sobre memória e
patrimônio na perspectiva da história local tendo como base a educação patrimonial
no que condiz ao ensino fundamental II. Verificaremos a partir dos Projetos Político
Pedagógico de duas escolas públicas de Campina Grande-PB, bem como as
próprias politicas públicas de educação como os PCNs, LDB e BNCC, corroboram
com a dinâmica da História Local, e a noção de identidade. Desta maneira, a
pesquisa que se sucederá adentra no campo da Nova História sócio/cultural
apoiando-se na contribuições de historiadores como Bloch (2001), Barros (2004),
Halbwachs (2006), Vogt (2008), Pollak (1992), entre outros. A pesquisa nos permite
mostrar que no contexto do ensino de história, a discussão, ensino e aprendizagem
em torno da história local mediada pela memória e o patrimônio histórico, abre um
leque de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes do
local e suas dimensões educativas no contexto escolar.
Descrição:
ALBUQUERQUE, K. M. História local e patrimônio: tecituras de aprendizagens históricas no contexto da educação patrimonial. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.