UEPB - Repositório Digital

A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Maria Gorete Pereira do
dc.date.accessioned 2019-08-28T18:18:58Z
dc.date.available 2019-08-28T18:18:58Z
dc.date.issued 2019-01-24
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20317
dc.description NASCIMENTO, M. G. P. do. A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino- aprendizagem, apresenta-se como tema principal deste artigo. Buscamos neste trabalho destacar a importância da ludicidade para a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, tanto para a formação intelectual, quanto para a social do aluno, enfim, para a formação cidadã do indivíduo. O estudo descrito expõe como é trabalhado o lúdico na sala de aula, qual a importância do educador(a) nesse processo, visando identificar a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social de uma criança, tornando o aprendizado atraente e interessante. Destacando que segundo Piaget (1978) os jogos são classificados por três etapas que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil, a fase sensório-motora, fase pré-operatória e fase das operações concretas. Assim Piaget apud Rizzi (1997) classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental: Jogo de exercício sensório-motor; Jogo simbólico; Jogo de regras. Falar de ludicidade na escola é abrir os olhos e compreender que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. O trabalho apresentado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, que buscou aprofundamento na temática em questão, por meio de leituras, análises e reflexões da produção de autores diversos que discutem o tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Jose Dias da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta