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A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-
aprendizagem, apresenta-se como tema principal deste artigo. Buscamos neste
trabalho destacar a importância da ludicidade para a contribuição no processo de
ensino-aprendizagem, tanto para a formação intelectual, quanto para a social do
aluno, enfim, para a formação cidadã do indivíduo. O estudo descrito expõe como é
trabalhado o lúdico na sala de aula, qual a importância do educador(a) nesse
processo, visando identificar a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e
social de uma criança, tornando o aprendizado atraente e interessante. Destacando
que segundo Piaget (1978) os jogos são classificados por três etapas que
correspondem às três fases do desenvolvimento infantil, a fase sensório-motora,
fase pré-operatória e fase das operações concretas. Assim Piaget apud Rizzi (1997)
classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental: Jogo de exercício
sensório-motor; Jogo simbólico; Jogo de regras. Falar de ludicidade na escola é abrir
os olhos e compreender que brincar para criança pode ser mais que uma atividade
diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral.
Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua
agressividade e superar seus medos. O trabalho apresentado trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica foi a pesquisa
bibliográfica, que buscou aprofundamento na temática em questão, por meio de
leituras, análises e reflexões da produção de autores diversos que discutem o tema. |
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