Resumo:
Em seu contexto histórico, as histórias em quadrinhos (HQs) sofreram um processo de
rejeição à aceitação significante. Apesar de encontrar dificuldades para firmar sua importância
e contribuição no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores, hoje, as HQs
possuem sua autonomia como ferramenta metodológica, sendo utilizadas por docentes de
diversas áreas e reconhecidas oficialmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996)
e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Considerando as histórias em quadrinhos
como um gênero textual sociodiscursivo e comunicativo e tendo como base as teorias
metodológicas de Vergueiro (2012), Saraiva e Mügge (2006), Mendonça (2015) entre outros
autores, buscamos explicar o motivo principal da escolha desse gênero como instrumento
didático em sala de aula e as contribuições que seu uso fomenta. Além dos estudos teóricos,
uma coleta de dados através de uma entrevista com professores de português nos possibilitou
o conhecimento de como o gênero HQs é usado nas salas de aula atualmente. Como etapa
final, lançamos propostas metodológicas da utilização dos quadrinhos em aula. Dessa forma,
reconhecemos as histórias em quadrinhos como um recurso que auxilia no desenvolvimento
do aluno em seus aspectos leitores, cognitivos e críticos.
Descrição:
ARAUJO, R. B. de. A contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.