UEPB - Repositório Digital

A contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araujo, Railson Bezerra de
dc.date.accessioned 2019-09-02T13:22:16Z
dc.date.available 2019-09-02T13:22:16Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20371
dc.description ARAUJO, R. B. de. A contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Em seu contexto histórico, as histórias em quadrinhos (HQs) sofreram um processo de rejeição à aceitação significante. Apesar de encontrar dificuldades para firmar sua importância e contribuição no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores, hoje, as HQs possuem sua autonomia como ferramenta metodológica, sendo utilizadas por docentes de diversas áreas e reconhecidas oficialmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Considerando as histórias em quadrinhos como um gênero textual sociodiscursivo e comunicativo e tendo como base as teorias metodológicas de Vergueiro (2012), Saraiva e Mügge (2006), Mendonça (2015) entre outros autores, buscamos explicar o motivo principal da escolha desse gênero como instrumento didático em sala de aula e as contribuições que seu uso fomenta. Além dos estudos teóricos, uma coleta de dados através de uma entrevista com professores de português nos possibilitou o conhecimento de como o gênero HQs é usado nas salas de aula atualmente. Como etapa final, lançamos propostas metodológicas da utilização dos quadrinhos em aula. Dessa forma, reconhecemos as histórias em quadrinhos como um recurso que auxilia no desenvolvimento do aluno em seus aspectos leitores, cognitivos e críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Danielle dos Santos Mendes Coppi pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Instrumento didático pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta