UEPB - Repositório Digital

Análise do livro didático de língua portuguesa nos anos iniciais no contexto do campo: que livro é esse?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Larissa Irineu
dc.date.accessioned 2019-09-02T13:29:19Z
dc.date.available 2019-09-02T13:29:19Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20376
dc.description FERNANDES, L. I. Análise do livro didático de língua portuguesa nos anos iniciais no contexto do campo: que livro é esse?. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisou o livro didático de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais mediante as particularidades encontradas no contexto da escola no campo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O livro didático é um recurso pedagógico presente nas práticas de ensino em sala de aula, no entanto convém refletir sobre suas contribuições e implicações didáticas para o ensino da Língua Portuguesa. Desse modo, o presente trabalho discute este material, na perspectiva teórica de BAGNO (2006),BAIRRO (2009), CHARTIER(1998) entre outros, que tratam sobre a temática, considerando as contribuições de alguns conceitos linguísticos para a análise dos manuais escolares, bem como a problemática que cerca sua base teórico- metodológica. Além disso, este trabalho permite refletir sobre o papel do professor no ensino de Língua Portuguesa na fase de alfabetização, nas escolas do campo, considerando as especificidades desse momento. Como conclusão, este trabalho monográfico aponta para uma mudança de atitude do trabalho docente, desde o processo de escolha do livro didático até a utilização deste recurso em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Larissa Irineu Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title Análise do livro didático de língua portuguesa nos anos iniciais no contexto do campo: que livro é esse? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta