Resumo:
O presente trabalho analisou o livro didático de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais
mediante as particularidades encontradas no contexto da escola no campo. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, de
abordagem qualitativa. O livro didático é um recurso pedagógico presente nas
práticas de ensino em sala de aula, no entanto convém refletir sobre suas
contribuições e implicações didáticas para o ensino da Língua Portuguesa. Desse
modo, o presente trabalho discute este material, na perspectiva teórica de BAGNO
(2006),BAIRRO (2009), CHARTIER(1998) entre outros, que tratam sobre a temática,
considerando as contribuições de alguns conceitos linguísticos para a análise dos
manuais escolares, bem como a problemática que cerca sua base teórico-
metodológica. Além disso, este trabalho permite refletir sobre o papel do professor
no ensino de Língua Portuguesa na fase de alfabetização, nas escolas do campo,
considerando as especificidades desse momento. Como conclusão, este trabalho
monográfico aponta para uma mudança de atitude do trabalho docente, desde o
processo de escolha do livro didático até a utilização deste recurso em sala de aula.
Descrição:
FERNANDES, L. I. Análise do livro didático de língua portuguesa nos anos iniciais no contexto do campo: que livro é esse?. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.