Resumo:
O objetivo desse trabalho foi discutir a importância da instituição escolar como instrumento
para promoção da igualdade de gênero, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica
neste campo de estudo. Objetivamos, ainda, compreender o conceito, as intersecções, aspectos
históricos que envolvem gênero na literatura existente; Analisar em algumas legislações
educacionais brasileiras, se este tema aparece e como é abordado, compreendendo quais
subsídios essas leis trazem para implementar os debates de gênero na escola; dialogar sobre os
motivos pelos quais é tão importante e necessário envolver essa questão no ambiente escolar
para uma construção de uma equidade entre os alunos e alunas; por fim, indicar ideias de
atividades/dinâmicas para o/a docente desenvolver práticas que estimulem a reflexão e a
discussão de gênero na sala de aula. Implantar uma educação que valorize a diversidade de
gênero e problematize essa realidade desigual entre meninos e meninas não é uma tarefa fácil,
é um caminho árduo e com empecilhos, mas é possível com ações simples ou mais elaboradas
no cotidiano escolar construir um ambiente e práticas que quebrem esses paradigmas e
reconheçam nas diferenças uma riqueza para formação de pessoas mais humanas.
Descrição:
SILVA, M. E. S. da. Discussão de gênero não é "MIMIMI"!: a defesa da escola como promotora da igualdade de gênero. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.