Resumo:
O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre a importância do
letramento no ensino de história, pois a principal dificuldade do aluno em aprender
história se dá pela falta do letramento. Para tanto, esse objetivo se desdobra em
outros, quais sejam: discutir sobre a relação entre o letramento e o ensino de
história; compreender o conceito de letramento para a interpretação de um texto
histórico; refletir acerca do ensino e aprendizagem da educação básica. Desse
modo, esta pesquisa se justifica pela necessidade de melhorar o ensino e a
aprendizagem de história através das práticas de letramento, destacando a
importância do letramento informacional, com o intuito de incentivar e abrir caminhos
diversos para aprendizagem no campo da leitura e tecnologia no ensino de história.
Para a consecução de tais objetivos, fundamentamo-nos em Bloch (2002), Gasque
(2012), Kleiman (2005), Soares (1998), dentre outros.
Descrição:
SANTOS, T. F. dos. Reflexões e perspectivas sobre o ensino de história e o letramento: relato de experiência. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.