Resumo:
Esse trabalho teve como objetivo compreender o estágio como instrumento de
fundamental importância para a formação docente, como também refletir sobre
as informações obtidas no campo de estágio através das experiências
adquiridas com as observações e regências realizadas na Escola Municipal
Professora Elvira Silveira da Costa, na cidade de Belém – PB, uma vez que
permitiu ao estagiário associar a teoria e prática, tornando-se assim um
momento de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. O desenvolvimento
desse trabalho fundamentou-se na importância do Estágio para a formação
inicial do professor através da vivência, nos períodos das observações e das
regências desenvolvidas dentro desse processo de formação na sala de aula
do ensino Fundamental – I. Contatou-se que a prática vivenciada durante o
Estágio foi de suma importância para o desenvolvimento intelectual e
profissional do estagiário, pois propiciou uma reflexão da relação teoria e
prática no exercício da formação profissional, como também contribuiu de
forma eficaz para a construção dos saberes necessários ao profissional que
será inserido no âmbito educacional. Outro fator importante que o estágio
possibilitou é a visão das dificuldades encontradas nas instituições públicas de
ensino, que de certa forma acabam comprometendo o ensino aprendizagem
dos alunos.
Descrição:
COSTA, W. J. D. Estágio supervisionado: instrumento fundamental para a formação docente. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.