UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Antonia Gomes da
dc.date.accessioned 2019-09-02T18:36:47Z
dc.date.available 2019-09-02T18:36:47Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20405
dc.description SILVA, A. G. da. Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado, na área de Língua Portuguesa, como espaço formativo, estabelecendo relações entre a teoria e prática, como unidades indissociáveis, visto que a teoria não existe sem a prática, nem a prática existe sem teoria. Sistematizamos, nesse estudo, a vivência no âmbito do Estágio Supervisionado, considerando a dimensão do processo de ensino e da aprendizagem, os saberes que valorizam a formação do discente no ensino de Língua Portuguesa e as lições extraídas na formação acadêmico-universitária. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico, aprofundamos às leituras teóricas sobre Estágio Supervisionado, por meio de autores como: Tardif (2010), Pimenta e Lima (2010), Pimenta e Gonçalves (1990), Buriola (2009 - 2011), Almeida e Pimenta (2014), Guedes (2006) Zabalza (2014), bem como recuperamos os dados do Relatório de Estágio Supervisionado elaborado no componente Estágio supervisionado I e Estágio supervisionado II e, compreendendo que este, se constitui como instrumento de base formativa, ao tempo em que é, também, uma oportunidade de revisitar as aprendizagens consolidadas no Curso de Letras Português. Os resultados consolidaram a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, evidenciado, ainda, que a vivência do processo educativo em sala de aula é um exercício de base profissional para a vida dos licenciandos, uma vez que possibilita à aquisição de conhecimentos e aprendizagem que se constituem em estímulo e reforço da identidade docente dos discentes em formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta