Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado,
na área de Língua Portuguesa, como espaço formativo, estabelecendo relações
entre a teoria e prática, como unidades indissociáveis, visto que a teoria não existe
sem a prática, nem a prática existe sem teoria. Sistematizamos, nesse estudo, a
vivência no âmbito do Estágio Supervisionado, considerando a dimensão do
processo de ensino e da aprendizagem, os saberes que valorizam a formação do
discente no ensino de Língua Portuguesa e as lições extraídas na formação
acadêmico-universitária. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico,
aprofundamos às leituras teóricas sobre Estágio Supervisionado, por meio de
autores como: Tardif (2010), Pimenta e Lima (2010), Pimenta e Gonçalves (1990),
Buriola (2009 - 2011), Almeida e Pimenta (2014), Guedes (2006) Zabalza (2014),
bem como recuperamos os dados do Relatório de Estágio Supervisionado elaborado
no componente Estágio supervisionado I e Estágio supervisionado II e,
compreendendo que este, se constitui como instrumento de base formativa, ao
tempo em que é, também, uma oportunidade de revisitar as aprendizagens
consolidadas no Curso de Letras Português. Os resultados consolidaram a
importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, evidenciado,
ainda, que a vivência do processo educativo em sala de aula é um exercício de base
profissional para a vida dos licenciandos, uma vez que possibilita à aquisição de
conhecimentos e aprendizagem que se constituem em estímulo e reforço da
identidade docente dos discentes em formação.
Descrição:
SILVA, A. G. da. Reflexões sobre o estágio supervisionado de língua portuguesa. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.