dc.contributor.author |
Sousa, Hérica Francis Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T20:02:56Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03T20:02:56Z |
|
dc.date.issued |
2011-06-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20457 |
|
dc.description |
SOUSA, H. F. A. de. Novos olhares, novos saberes: ressignificando a representação do negro no fazer pedagógico na escola Maria Cândida de Oliveira. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Brasil é reconhecido por ser um país que apresenta um povo diverso, resultado de
uma mistura entre brancos, negros e índios. Mistura esta que resultou em uma
incorporação de culturas e representações que estão presentes em nossa sociedade.
Porém, essa realidade tentou ser encoberta por aqueles que queriam fazer do Brasil uma
extensão do mundo europeu e isto pode ser constado quando nos voltamos para a
historiografia brasileira. Entendendo a educação como meio de transmissão de
conhecimentos sobre nossa cultura, a escola apresenta-se como importante espaço para
contemplar discussões que levem a múltiplos olhares sobre nossa realidade. Mesmo
com as mudanças no âmbito da História, que culminaram com a elaboração da lei
10.639/03 tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana
nos currículos das escolas do país, as efetivas mudanças nas salas de aula ainda são
poucas e isoladas. Pensando na importância que o ensino multi(pluri)cultural pode
proporcionar, volto-me ao Ensino Básico; onde se tem as bases para o convívio em
sociedade, com o exemplo da Escola Maria Cândida de Oliveira, onde a professora
Sandreylza Pereira Medeiros insere práticas pedagógicas que incluem as propostas
feitas pela lei. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Alberto Edvanildo Sobreira Coura |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Mudanças |
pt_BR |
dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Novos olhares, novos saberes: ressignificando a representação do negro no fazer pedagógico da escola Maria Cândida de Oliveira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |