Resumo:
O Brasil é reconhecido por ser um país que apresenta um povo diverso, resultado de
uma mistura entre brancos, negros e índios. Mistura esta que resultou em uma
incorporação de culturas e representações que estão presentes em nossa sociedade.
Porém, essa realidade tentou ser encoberta por aqueles que queriam fazer do Brasil uma
extensão do mundo europeu e isto pode ser constado quando nos voltamos para a
historiografia brasileira. Entendendo a educação como meio de transmissão de
conhecimentos sobre nossa cultura, a escola apresenta-se como importante espaço para
contemplar discussões que levem a múltiplos olhares sobre nossa realidade. Mesmo
com as mudanças no âmbito da História, que culminaram com a elaboração da lei
10.639/03 tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana
nos currículos das escolas do país, as efetivas mudanças nas salas de aula ainda são
poucas e isoladas. Pensando na importância que o ensino multi(pluri)cultural pode
proporcionar, volto-me ao Ensino Básico; onde se tem as bases para o convívio em
sociedade, com o exemplo da Escola Maria Cândida de Oliveira, onde a professora
Sandreylza Pereira Medeiros insere práticas pedagógicas que incluem as propostas
feitas pela lei.
Descrição:
SOUSA, H. F. A. de. Novos olhares, novos saberes: ressignificando a representação do negro no fazer pedagógico na escola Maria Cândida de Oliveira. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.