Resumo:
Com o crescente avanço do agronegócio no campo as comunidades rurais têm sido cada vez
mais esquecidas. A ausência de politicas públicas para essas áreas faz com que contingentes
de camponeses migrem para a cidade em busca de uma melhor qualidade de vida e sem
oportunidades acabam ocupando os espaços marginalizados da área urbana. Dentro desta
perspectiva surgiu a Educação do Campo, um movimento que busca uma educação específica
para os povos do campo, contribuindo para um novo projeto de desenvolvimento no campo,
que possibilite a transformação da realidade e valorização dos camponeses como meio de
emancipação humana, uma escola construída em conjunto com a comunidade, que respeita os
valores e a cultura dos povos do campo. Este trabalho tem o objetivo de identificar o papel
exercido pela escola na vida de jovens residentes na zona rural. Este estudo foi realizado na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo, localizada no
Distrito de Catolé de Boa Vista, Município de Campina Grande – PB. A pesquisa mostrou
que tanto problemas estruturais ligados a não efetivação de políticas públicas, quanto a
métodos utilizados reproduzindo modelos urbanos e distantes da vida dos alunos fazem parte
da realidade escolar.
Descrição:
SILVA, M. W. G. da. Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande. 2017. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.