UEPB - Repositório Digital

Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Wandeleide Galdino da
dc.date.accessioned 2019-09-03T20:40:09Z
dc.date.available 2019-09-03T20:40:09Z
dc.date.issued 2017-11-22
dc.identifier.other CDD 379
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20459
dc.description SILVA, M. W. G. da. Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande. 2017. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Com o crescente avanço do agronegócio no campo as comunidades rurais têm sido cada vez mais esquecidas. A ausência de politicas públicas para essas áreas faz com que contingentes de camponeses migrem para a cidade em busca de uma melhor qualidade de vida e sem oportunidades acabam ocupando os espaços marginalizados da área urbana. Dentro desta perspectiva surgiu a Educação do Campo, um movimento que busca uma educação específica para os povos do campo, contribuindo para um novo projeto de desenvolvimento no campo, que possibilite a transformação da realidade e valorização dos camponeses como meio de emancipação humana, uma escola construída em conjunto com a comunidade, que respeita os valores e a cultura dos povos do campo. Este trabalho tem o objetivo de identificar o papel exercido pela escola na vida de jovens residentes na zona rural. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo, localizada no Distrito de Catolé de Boa Vista, Município de Campina Grande – PB. A pesquisa mostrou que tanto problemas estruturais ligados a não efetivação de políticas públicas, quanto a métodos utilizados reproduzindo modelos urbanos e distantes da vida dos alunos fazem parte da realidade escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pr. Dr. Edvaldo Carlos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Educação rural pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta