Resumo:
A evolução da contabilidade vem sendo notada através de suas regulamentações no decorrer dos anos, onde no passado não se tinha uma teoria tão espessa como se tem na atualidade. Os diálogos em temas como teoria e prática são fortes em meio à academia, onde alguns tendem ao pensar e outros prezam pelo agir. Sendo assim a pesquisa foi objetivada em analisar as perspectivas entre a teoria acadêmica e a prática contábil dos alunos de contabilidade da Universidade Estadual da Paraíba Campus I no que tange a teoria acadêmica na Universidade e a prática popular nas organizações, a fim de obter resultados relevantes para a sociedade sobre suas visões, convicções e experiências. Como objetivo específico se faz demonstrar a real opinião dos discentes quanto à teoria acadêmica e a prática contábil. A pesquisa se fez através de conceitos de estudiosos da área de humanas onde se buscou embasamento para discutir sobre o referido tema. A metodologia foi qualitativa para entendimento das perspectivas dos alunos e quantitativa para entendimento dos gráficos gerados através do software Excel. Os resultados dessa pesquisa foram obtidos através de um questionário aplicado com alunos entre o 6º e 9º período, no qual opinaram sobre a teoria ministrada nas aulas e a aplicabilidade do conhecimento na prática. Verifica-se que os alunos se mostram satisfeitos com a grade curricular, voltada à teoria acadêmica, entretanto possuem preferencias por disciplinas mais voltadas a prática o que lhes permitem ter maior assimilação ao conteúdo aprendido.
Descrição:
SILVA, A. L. da. As perspectivas entre a teoria acadêmica e a prática contábil dos alunos de contabilidade da Universidade Estadual da Paraíba Campus I. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]