Resumo:
A Contabilidade no Brasil se encontra em constante desenvolvimento na área de pesquisa científica com a proliferação dos programas de pós-graduação da área e das demandas, cada vez mais, de conhecimentos científicos por parte do graduado segundo diretrizes curriculares do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Surge então a necessidade da institucionalização da prática de pesquisa contábil nas universidades e a busca pela compreensão da dinâmica da prática científica no curso de graduação em ciências contábeis. Diante desse contexto, o presente artigo buscou investigar a percepção de docentes de universidades públicas acerca da prática de pesquisa contábil em cursos de graduação, a luz de uma das vertentes da Teoria Institucional, o isomorfismo normativo. Trata-se de um estudo multicaso onde as unidades de análise foram três universidades (UEPB, UFPB e UFPE) da região nordeste que estão em fase de consolidação do processo institucional da pesquisa científica. E, os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam as diferenças culturais e institucionais da prática da pesquisa científica entre universidades com programa de pós-graduação e sem o programa de pós-graduação. Evidencia-se, nesse sentido, o seguintes aspectos: a cultura científica das instituições e dos docentes, o incentivo a pesquisa nas instituições e a institucionalização da pesquisa contábil.
Descrição:
SILVA, D. A. da. Institucionalização da prática de pesquisa contábil em universidades públicas: um estudo multicaso no nordeste brasileiro. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]