Resumo:
Os temas referentes às lutas fazem parte do conteúdo da Educação Física. Neste campo o Judô
surge como uma ferramenta aliada ao ensino, ao possibilitar uma melhor assimilação dos
conteúdos interdisciplinares ministrados em sala, logo esta luta não deve ficar de fora da
grade curricular da educação brasileira. Este estudo tem como objetivo apresentar uma
proposta de pesquisa que identifique as percepções dos professores sobre os benefícios do
judô na escola para os alunos do ensino fundamental anos iniciais. Secundariamente busca
Identificar aspectos da aprendizagem em sala de aula, melhora nos padrões de expressão
verbal e relacionamentos interpessoais. Para a realização desse trabalho utilizou-se a
aplicação de questionários e analise bibliográfica de autores da área ligada à Educação Física.
Conclui-se que o judô é essencial na formação escolar e não deve ficar fora da grade
curricular.
Descrição:
COSTA, Adimael Bezerra da. Judô na escola: uma proposta de pesquisa sobre a aprendizagem e disciplina na formação do cidadão. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.